Africa Defense Forum

Quénia Faz Parceria Com Os Eua Para Reforço Económico

Os Estados Unidos e o Quénia lançaram uma parceria estratégica de comércio e investimento para levarem a cabo os seus compromissos de reforçar o crescimento económico, apoiar a integração económica regional africana e aprofundar a cooperação comercial.

Os governos dos EUA e do Quénia anunciaram a parceria no dia 14 de Julho de 2022, afirmando que desenvolveriam um roteiro para o envolvimento em áreas que incluem a segurança agrícola e padrões de comércio digital, práticas regulamentares e procedimentos alfandegários.

O Quénia há muito procura um acordo de comércio livre total com os EUA e as negociações para que tal acordo baixe as tarifas bilaterais foram iniciadas em 2020. Aquele país goza de acesso substancial livre de tarifas para o mercado dos EUA, através da Lei de Crescimento e Oportunidades de África (AGOA), um programa de preferência de comércio para os países da África subsariana, mas o mesmo expira em Setembro de 2025.

O Quénia exportou bens avaliados em 685 milhões de dólares para os EUA em 2021, dos quais 75% entraram livres de tarifas de acordo com a AGOA. Os bens eram maioritariamente vestuário, castanhas de macadâmia, café, chá e minério de titânio. Os EUA exportaram 561,6 milhões de dólares em bens para o Quénia, em 2021, com artesanato, plásticos, maquinaria e trigo entre as maiores categorias.

O diálogo do Quénia irá incluir esforços para desenvolver microempresas, pequenas e médias empresas e debates sobre a aplicação das leis de trabalho e promoção dos direitos dos trabalhadores.

A Representante do Comércio dos EUA, Katherine Tai, que fez o lançamento da parceria com a Secretária do Estado do Quénia, Betty Maina, disse num comunicado que ela quer que a parceria “faça crescer as nossas relações de comércio e investimento de uma forma que promova a resiliência e facilite o crescimento económico sustentável e inclusivo. Também esperámos que esta iniciativa possa servir como um modelo para os empenhamentos de políticas de comércio em África, uma das regiões mais dinâmicas e de rápido crescimento do mundo.”

Comments are closed.